Nossas conexões
Há nove anos, os docentes do Departamento de Sociologia, que ministram as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, se colocaram o desafio de desenvolver um repositório digital formado pela produção didática dos estudantes do curso. Foi preciso um longo e desafiador percurso até que o site pudesse entrar na rede. Imaginávamos um portal que pudesse salvaguardar, sistematizar e divulgar os conteúdos que nossas(os) licenciandas(os) produziam durante a sua formação - frutos de seus olhares, sensibilidades, experiências e repertórios. Ao realizarem os estágios supervisionados ou cursarem as disciplinas práticas, as(os) estudantes planejam aulas, escrevem textos didáticos, elaboram exercícios e instrumentos de avaliações, criam jogos didáticos e outras ferramentas próprias do trabalho docente. Imaginávamos que estes produtos poderiam compor um acervo.
Com o tempo, outras experimentações pedagógicas se somaram às que ocorriam nas aulas e nos estágios. Nos projetos de Iniciação à Docência e no Programa de Incentivo à Docência na Graduação (ambos fomentados pela Pró Reitoria de Graduação), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (fomentado pela CAPES) e nos projetos de extensão (fomentados pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura), bolsistas e voluntárias(os) encontraram novas oportunidades para mergulhar no espaço escolar e nos desafios da docência, refletindo sobre o (des)engajamento dos estudantes nas aulas; nos sentidos e significados da escola; nas mudanças curriculares decorrentes da implementação do Novo Ensino Médio; no fazer docente e em sua identidade profissional. Em alguns momentos, o desânimo prevalecia, sobretudo quando as(os) futuras(os) docentes analisavam as condições concretas para o exercício do magistério e os baixos níveis de aprendizagem anunciados por gestores e frequentemente presentes no discurso público. Contudo, quando se debruçavam sobre o conhecimento das Ciências Sociais, identificando seu potencial transformador, punham-se a refletir sobre sua singular contribuição para a formação da juventude brasileira e a experimentar novos caminhos para o seu ensino na Educação Básica.
Queremos enfatizar que o tempo de espera foi necessário para encontrar o formato deste site. Fomos tomados pelo desejo de ir além da publicização de um repositório digital. Passamos a almejar algo que pudesse estabelecer conexões entre a universidade e a escola secundária; entre licenciandas(os) e estudantes secundaristas; entre docentes da Educação Básica e docentes do Ensino Superior; entre o conhecimento científico e o conhecimento local; entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual. O termo “conexão” - amplamente utilizado na internet para indicar acesso, velocidade, comunicação, troca de dados - nos pareceu rico para traduzir a nossa intenção extensionista: ser um espaço que conecta e compartilha a riqueza de experiências que vem se formando no ensino de Sociologia escolar no Brasil.









A produção didática das(os) licenciandas(os) se organiza dentro do site em forma de Módulos Temáticos que abordam questões sociais centrais e emergentes da sociedade brasileira e do mundo globalizado, seja com abordagem disciplinar, interdisciplinar ou transversal. Esses módulos, dispostos na seção intitulada Sala de aula, funcionam como reforço e complementação da aprendizagem escolar dos estudantes secundaristas. O desenvolvimento de cada um deles, tem permitido as(os) futuras(os) docentes produzirem sequências didáticas e uma variedade de materiais de apoio que utilizam diversos suportes e linguagens: textuais, imagéticos, audiovisuais, digitais etc. Com a prática, temos constatado que a produção coletiva é capaz de melhorar significativamente as condições de exercício da docência.
Ainda que os materiais aqui dispostos sejam fruto do olhar de jovens professoras(es), esperamos que possibilitem conexões com docentes mais experientes. Esperamos que essas propostas possam ser analisadas, utilizadas e reformuladas por aquelas(es) que estão no chão da escola. Igualmente, desejamos ser receptores de produtos e experimentações que docentes da EB fizeram e fazem em suas salas de aula. O espaço para estabelecer esta conexão encontra-se na seção do site intitulada Espaço docente.
A seção Conexões é destinada à publicação de entrevistas feitas com docentes que se dedicam ao ensino das Ciências Sociais em instituições de ensino secundário públicas e privadas. Queremos com isso abrir um canal de conversa com professoras(es) da EB, entendendo que são produtores de conhecimentos de um tipo que a universidade não pode produzir. Nesta mesma seção serão publicadas entrevistas com professores/pesquisadores do curso de Licenciatura em CS/Uerj sobre seus campos de investigação e a divulgação científica através do ensino escolar.
Esperamos que muito em breve o site alcance estudantes, responsáveis, docentes, egressos do Ensino Médio, curiosos enfim... todos os que amam aprender e ensinar Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Para alcançar tão vasto público-alvo, serão realizadas jornadas nas escolas com participações das(os) licenciandas(os) do curso de CS/Uerj, produzindo assim, outro nível de conexão.
O site será alimentado permanentemente e se você desejar receber atualizações sobre novos módulos temáticos, recursos, entrevistas etc., assine nossa mala direta. Garantimos que não vamos inundar sua caixa de correios com muitas mensagens. Se preferir, nos acompanhe em nossas redes sociais. E se desejar nos receber em sua escola, entre em contato com a gente. Nos sentiremos muito prestigiados se você nos alertar sobre erros e inconsistências ou compartilhar conosco sugestões que possam melhorar este site.
Finalizando, como inspiração para o último nível de conexão que gostaríamos de estabelecer através deste site, nos remetemos à compreensão que o sociólogo estadunidense Charles Wright Mills (1916-1962) tinha a respeito da promessa que as Ciências Sociais carregam. Para ele, elas são exitosas quando assumidas por mulheres e homens como ferramentas pelas quais e com as quais podem conectar suas vidas (biografias) à sua época (história).
Seja bem-vinda(o) ao site Conexões Sociológicas.
Equipe.